Dia desses o Mello publicou em seu blog os seguintes posts: "Rio lhe dá presente, mas quem fica com ele é O Globo" e "Aviso importante: Não alimente o PIG. Seja a mídia."
Resumindo, os dois posts tratavam de assunto semelhante, ou seja, a manipulação mandrake que fazem dois veículos de comunicação ( Tv Globo e jornal O Globo) com seus telespectadores/leitores.
A ideia é simples e sempre se vê coisas semelhantes ocorrendo em outros meios de comunicação:
A emissora/jornal "convocam" seus telespectadores a encaminharem vídeos e fotos, respectivamente, com a promessa de que passarão por critérios definidos pela empresa - dependendo da situação - e contemplam o fornecedor de mídia com a exposição de seu trabalho. A globo tem um quadro no Fantástico com o nome de "Eu repórter", em que seus telespectadores enviam vídeos caseiros com algo que achem interessante. O jornal O Globo lançou a promoção, já citada em um dos títulos, "Rio lhe dá presente...", em que o leitor envia fotos da cidade do Rio de Janeiro e recebe em troca (caso seja escolhido) uma menção publicada no jornal.
O mais inacreditável são as cláusulas impostas pelos veículos para aceitarem receber o material dos pobres telespectadores/leitores. Reproduzo somente uma delas, a mais "espertona":
3.3. A exclusividade de que se investe a Infoglobo será oponível mesmo contra o próprio colaborador, que não poderá reproduzir a obra cedida ao Projeto "Eu-Repórter" por qualquer forma ou a qualquer título, notadamente publicá-las, fornecê-las e comercializá-las a terceiros, a não ser para fins particulares e de caráter não econômico.
Isso quer dizer que quem mandou o material passa a não mais ter direito nenhum sobre o mesmo. Passando para a empresa todos os direitos de uso.
É um disparate!
"Globo e você, Tudo a ver!"
Resumindo, os dois posts tratavam de assunto semelhante, ou seja, a manipulação mandrake que fazem dois veículos de comunicação ( Tv Globo e jornal O Globo) com seus telespectadores/leitores.
A ideia é simples e sempre se vê coisas semelhantes ocorrendo em outros meios de comunicação:
A emissora/jornal "convocam" seus telespectadores a encaminharem vídeos e fotos, respectivamente, com a promessa de que passarão por critérios definidos pela empresa - dependendo da situação - e contemplam o fornecedor de mídia com a exposição de seu trabalho. A globo tem um quadro no Fantástico com o nome de "Eu repórter", em que seus telespectadores enviam vídeos caseiros com algo que achem interessante. O jornal O Globo lançou a promoção, já citada em um dos títulos, "Rio lhe dá presente...", em que o leitor envia fotos da cidade do Rio de Janeiro e recebe em troca (caso seja escolhido) uma menção publicada no jornal.
O mais inacreditável são as cláusulas impostas pelos veículos para aceitarem receber o material dos pobres telespectadores/leitores. Reproduzo somente uma delas, a mais "espertona":
3.3. A exclusividade de que se investe a Infoglobo será oponível mesmo contra o próprio colaborador, que não poderá reproduzir a obra cedida ao Projeto "Eu-Repórter" por qualquer forma ou a qualquer título, notadamente publicá-las, fornecê-las e comercializá-las a terceiros, a não ser para fins particulares e de caráter não econômico.
Isso quer dizer que quem mandou o material passa a não mais ter direito nenhum sobre o mesmo. Passando para a empresa todos os direitos de uso.
É um disparate!
"Globo e você, Tudo a ver!"
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